DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

É com grande satisfação que informamos que no dia trinta de setembro de dois mil e dezenove, a série de Defesas Públicas das Dissertações dos pós-graduandos do Mestrado Profissional em Filosofia/PROF-FILO, pertencentes à 1ª Turma do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFILO), foi encerrada com louvor mediante a aprovação dos pleiteantes: Tertuliano Melo de Almeida, Najara Encarnação Leão Moreira, Maria Lúcia Barros Tavares, Pedro Paulo Cavalcante Soares, Kelmes Holanda de Souza, Daniel da Silva Cruz e Jacklene Bríglia Amoêdo.  Todos passam a ter direito ao título de Mestre em Filosofia, a ser outorgado pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. A conquista, ora saboreada, é da mais alta relevância, pois se trata dos primeiros títulos almejados e conquistados pelos pós-graduandos, conferidos pelo Programa e outorgados pela Instituição, o que torna esse feito singular, distinto e digno de comemoração.

O Mestrado Profissional em Filosofia/PROF-FILO foi aprovado pela CAPES em 2016, ano no qual realizou seu primeiro Processo Seletivo, constituindo assim sua primeira turma 2017-2019; a segunda turma 2018-2020; a terceira turma 2019-2021. Sua área de concentração é o Ensino de Filosofia. Atua em duas linhas de pesquisa: Filosofia do ensino de filosofia e Prática do ensino de filosofia. O PROF-FILO é um Mestrado em Rede, e tem como sede a Universidade Federal do Paraná-UFPR, que coordena 16 Institutos de Ensino Superior que funcionam como Núcleos Locais em todo o País. O Núcleo Local, conforme Regimento da Pós-Graduação da UFAM possui Coordenação Ampliada constituída por quatro Professores membros permanentes do Programa, hoje com a seguinte composição: Prof. Deodato Ferreira da Costa (Coordenador), Profª. Valcicléia Pereira da Costa (Vice Coordenadora), Prof. Pedro Rodolfo Fernandes da Silva e Prof. Carlos Rubens de Souza Costa (Membros).

A Coordenação do Programa se congratula com os pós-graduandos e agora Mestres em Filosofia, com o Departamento de Filosofia e o Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais-IFCHS, com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação-PROPESP e a Reitoria da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, com toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, e agradece a todos o esforço, a determinação, o apoio institucional, sem os quais não poderíamos almejar e atingir a conquista que ora tanto nos orgulha.

A Coordenação

Prof. Dr. Deodato Ferreira da Costa