DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

O curso de Graduação em Filosofia data de 1961. Em 28 de dezembro de 1959, o então Governador do Estado do Amazonas, Prof. Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, criou, pela Lei nº 71, a Faculdade de Filosofia do Amazonas, a qual teria três cursos: Filosofia, Matemática e Pedagogia.

O curso de filosofia foi efetivamente implementado no ano de 1961. A aula inaugural, proferida pelo então Governador Gilberto Mestrinho, data de 16 de março daquele ano.

 De lá para cá muitas mudanças. A assunção do curso pela Universidade Federal do Amazonas talvez seja a que mais se destaca. Mas, não menos importante é a intensa vida acadêmico-científica que esses longos anos testemunharam.

 Atualmente o curso de filosofia tem por objetivo formar professores de filosofia, pautando-se na formação de profissionais críticos, criativos e comprometidos com a sociedade.

 O papel do curso é de fazer florescer nos estudantes a capacidade de significar o aprendizado e de despertar a percepção de que o mundo transcende os conceitos e técnicas.

Desde o seu nascimento, a filosofia parte do homem como centro de suas reflexões. Mesmo quando o olhar filosófico se dirigiu à natureza ou a Deus, fê-lo com o objetivo de entender o lugar do homem no conjunto dos seres existentes. Assim, é na perspectiva da aquisição de habilidades e competências que favorecem a formação humana, em sentido lato, que o curso se situa.

 A partir de 2011, começou a vigorar o novo Plano Político do Curso, o qual possui uma grade curricular flexível, possibilitando ao estudante a escolha de parte do seu itinerário acadêmico e o estudo de conteúdos relativos às problemáticas da atualidade.